Com 40 trens a menos, Rio tem ramais com intervalos irregulares nesta segunda-feira

Ajude-nos compartilhando com seus amigos

RIO – A retirada de
40 trens
de circulação pela
Supervia
deixa o serviço com intervalos irregulares nos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz. A partir desta segunda-feira, o sistema ferroviário da cidade vai funcionar sem os veículos, que foram retirados de circulação devido a um problema na caixa de tração. O anúncio da retirada foi feito pela concessionária neste domingo.

LEIA
:
SuperVia vai retirar 40 trens de operação; circulação será impactada a partir desta segunda-feira

O Centro de Operações Rio recomenda aos usuários do sistema de trens que evitem os horários de pico e considerem rotas alternativas com BRT e metrô em seus deslocamentos. Por volta de 7h, o telejornal Bom Dia Rio noticiava que, em função da redução do número de carrros nos trens, as composições estavam mais cheias do que o usual para o horário no ramal Deodoro.

Em Ricardo de Albuquerque, o primeiro trem do dia em direção à Central passou às 04h52 com uma quantidade normal de passageiros. A segunda composição que seguia para o Centro passou pela parada 19 minutos depois. . Da abertura às 4h30 até 5h11, não passou pelo local nenhum trem em direção à Baixada Fluminense na estação do ramal Japeri.

Oito trens chegaram ou partiram de Deodoro entre 5h20 e 5h35. Todos com número de passageiros dentro do esperado para o horário. Para quem trabalha na estação da Zona Oeste, as alterações no sistema não geraram grandes mudanças na operação:

— O movimento está igual àquele de um dia comum. —  relatou o vendedor ambulante Erasmo Bernardes — Não vi nenhuma confusão até agora, mas precisa ver como vai funcionar ao longo do dia.

Nas duas estações, avisos sonoros informavam que o serviço operava com “intervalos irregulares” por conta da “indisponibilidade parcial de frota de trens chineses”. O cenário era parecido em Madureira, onde a retirada dos trens não impactou significativamente no movimento no começo da manhã. Apesar das modificações, os pontos de ônibus não estavam cheios e coletivos circulavam com lotação normal nas Zonas Norte e Oeste da cidade.

40 trens foram retirados de circulação Foto: Agência O Globo

A Supervia informou que vai diminuir em 50% o número de composições em circulação no ramal Deodoro. Elas serão redistribuídas pelas linhas Santa Cruz, Japeri e no trecho Gramacho/Saracuruna. Cerca de 600 mil pessoas circulam todos os dias por essas estações. No casos dos ramais Santa Cruz e Japeri, os intervalos em horário de pico variam de 8 a 15 minutos, de manhã, e de 8 a 10 minutos, à tarde. Já no trecho da Baixada, a espera é de 20 minutos. A partir desta segunda, porém, e sem previsão de normalização, os intervalos estarão irregulares.

Em nota, a Supervia informou que fará alterações operacionais “em função da necessidade da retirada de 40 trens de circulação por problemas em série detectados nas caixas de tração (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas), ainda em fase de garantia de fábrica”. Explicou ainda que esses trens “foram entregues e incluídos na operação da SuperVia entre 2014 e 2016 pelo Governo do Estado, que os comprou do consórcio CRRC, empresa chinesa que já promoveu um recall para corrigir o problema, mas sem resolvê-lo”. Com o aumento da frequência das falhas, continuou o comunicado, a concessionária intensificou as vistorias, “o que levou à retirada desses 40 trens de circulação por orientação do próprio fabricante chinês”.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/com-40-trens-menos-rio-tem-ramais-com-intervalos-irregulares-nesta-segunda-feira-24086179

Ajude-nos compartilhando com seus amigos